O dia a dia do executivo e a meditação

Um dos processos que me ajudou muito a administrar o stress do dia a dia como executivo foi a meditação.

Quando pensamos em meditação, logo vem na cabeça a imagem de um mestre Zen, sentado na posição de flor de lótus, numa quietude profunda. Imediatamente achamos que aquilo é impossível para nós, agitados ocidentais da geração fast food.

Na verdade, a meditação possui várias vertentes e técnicas de aprofundamento. A meditação Zen é apenas uma técnica. Existem meditações ativas, danças meditativas, caminhadas meditativas e até diálogos meditativos.

O que precisamos entender é que a meditação é estar presente no agora, sem pensamentos sobre passado, sem pensamentos sobre futuro. Nossa mente foca totalmente no agora, e assim sendo em determinado momento é como se ela se desligasse. Este é o estado meditativo.

Agora imagine para um executivo que trabalha em média 12 horas, com a mente a todo o vapor, este momento é de sublime descanso.

Vou mais longe, imagine que mesmo trabalhando as tais 12 horas, você conseguisse manter a mente apenas no agora, focando no que esta fazendo de forma tranqüila e integrada com o todo. Este é o estado meditativo que alguns mestres alcançam.

O que quero compartilhar com vocês é que a meditação é algo para ser vivido a cada momento, e não apenas quando sentamos e dedicamos uma hora por dia para isso. Para começar a disciplina desta uma hora é muito importante, mas com o tempo, passamos a agir, caminhar, trabalhar e finalmente viver em estado meditativo.

Quer um pequeno exemplo, leia este texto e veja o vídeo focando apenas nele, sem interrupções externas, foque o pensamento no que esta fazendo. Se você começar a ler o texto ou ver o vídeo e um pensamento diferente vier a sua mente, não entre em conflito com o pensamento, apenas respire, deixe ele passar e continue focando no que esta fazendo. Ao final do exercício, se você conseguiu focar totalmente, perceba o silencio em sua mente. Se você foi e voltou ao texto pelas interrupções do seu estado de presença, ótimo, você percebeu que existe um estado de presença. Se você não percebeu nada, ótimo, tente novamente até perceber algo.

By | 2017-08-30T21:46:24+00:00 30/08/2017|Motivação|0 Comments

Leave A Comment